quarta-feira, 22 de julho de 2015

Primeiro contra-tempo do projeto

Hoje de manhã, quarta feira, seria o início do assentamento das linhas para formação dos canteiros. Chegamos e logo em seguida, o rolinho compactador também chegou. Compactou que foi uma beleza. Balbino e Tarcísio a postos, desde 15 para as oito.

Na terça feira, quando fui com ao Bonssucesso (perto de Curralinho) escolher a terra para o assentamento das pedras (não pode ser nem argilosa demais sem solta demais, como o saibro). Fui no intuito de escolher esta terra e também trazer a segunda caçamba de cascalho para repor no local, já que havíamos retirado duas caçambas de material velho, ressecado do canteiro.

No caminho, paramos para escolher a terra, dentro de um local já cedido para a prefeitura e que estivesse perto da máquina escavadeira. Esperei carregar o cascalho e ficou combinado do Norberto voltar ainda naquela tarde, carregar a terra escolhida e voltar, para no dia seguinte, já estar no canteiro de obras. Pois bem: ao chegarmos no centro com o cascalho, já eram 16:30. Não daria tempo para ele voltar ao Bonssucesso de novo para carregar a terra.

Este foi o contratempo. Hoje de manhã (quarta), houve um desencontro com o operador da carregadeira que teve que deslocar a máquina para um outro local , com outra obra e ele só conseguiu carregar bem mais tarde, chegando aqui depois do meio dia, sem almoço, mas mesmo assim, me ligou para eu ir com ele ao centro para descarregar onde eu indicasse para não atrapalhar o serviço.

Neste meio-tempo, na obra, tive que dispensar a turma, lá pelas 10 da manhã, já que por telefone, nos comunicou o ocorrido. Combinei com a turma então, que a gente poderia voltar às 13 horas, para compensar um pouco à tarde e todos concordaram. A terra foi descarregada junto com a chegada da turma, uma da tarde. Perdemos uma manhã de serviço, mas foi obra do destino mesmo, não havia com prever isso. É mandar bola para a frente. Mas logo que a terra chegou, a turma parece que ligou o motorzinho e mandou ver no assentamento de pedras.
Vou colocar umas fotos agora.

O rolinho compactando o cascalho

A turma iniciando o assentamento das linhas - estas da beirada são de 40 cm.

Outra turma pegou do outro lado assentando e distribuindo a terra 

Ao final do dia, como está. Amanhã espero que o serviço renda muito mais, pois já temos o material no local e a turma já pegou o ritmo; cada um na sua função - eles mesmo se organizam e o negócio vai que nem um relojinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário