quarta-feira, 22 de julho de 2015

O folder da oficina


Esta é a capa do folder que conseguimos fazer por meio de patrocínios. Por dentro deste folder que conseguimos fazer por meio de patrocínios:
Abaixo, vou colar o texto que vem por dentro deste folder:


Conheça um pouco do Projeto Acerta Pedra

Um dos aspectos marcantes do Centro Histórico de Diamantina é o calçamento em pedras. Antigamente as ruas foram recobertas por pedras oriundas do garimpo, que eram roliças e davam  aspecto de um doce comum na região, o pé-de-moleque. Em meados dos anos 1940 a 1960, iniciou-se a renovação do calçamento das ruas da cidade com um novo estilo de pedras e também na disposição das mesmas. Chamado de calçamento romano ou calçamento “recunhado” era feito com as chamadas “pedras-laje” e veio para substituir o pé-de-moleque.
Este novo estilo, praticamente único no Brasil, inspirado nas calçadas da Roma antiga, se caracteriza por ter as pedras perfeitamente encaixadas, sem espaços entre elas, sendo que as próprias pedras fornecem a estabilidade ao conjunto, pelo fato de serem colocadas apertadas umas às outras, daí o nome: “recunhado” – uma alusão às cunhas de pedra que as apertam.
Dentre as pedras-laje, as “capistranas” se destacam por serem mais largas, por estarem enfileiradas no meio da rua e segundo o saber local, serviam para as damas passarem mais confortavelmente com seus saltos. As “linhas” ou “traços” são pedras-laje lapidadas que servem para demarcar as vias de tráfego. O entrecruzamento destas “linhas”, formam os “canteiros”, espaços geralmente de dois por dois metros, que são preenchidos por “matacões” – pedras-laje sem forma definida, que preenchem os “canteiros” para depois serem recunhados com as lascas de pedra, provenientes do próprio processo de lapidação.
Estas técnicas eram de domínio dos calceteiros, na maioria das vezes funcionários públicos. Por demandar mais tempo para ser realizado, o calçamento recunhado caiu no desuso e as pedras-laje passaram a ser simplesmente colocadas no solo e os espaços entre elas preenchidos com cimento, acelerando o processo. Entretanto, ao usar o cimento como rejunte, as pedras se deslocam com mais facilidade até se soltarem completamente, gerando desníveis que dificultam o caminhar e o trânsito de veículos.



Com o objetivo de resgatar a técnica do calçamento recunhado a fim de formar mão-de-obra jovem de modo a possibilitar recuperação do calçamento de maneira gradual, mas contínua, a Prefeitura de Diamantina, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Patrimônio estabeleceu parcerias com o Projeto Acerta Pedra do diamantinense Ricardo Lopes Rocha e a COPASA para a realização da Oficina de Calceteiros/Acerta Pedra.
O calçamento de Diamantina é uma mostra da arte dos nossos antepassados, que, instintivamente, usavam a escória do garimpo para calçar nossas ruas. Uma lição de arte e sustentabilidade.
Devido ao fato de primar pela calma, amor ao ofício e capricho na criação de mosaicos meticulosamente trabalhados, esta arte estava na contramão do corre-corre dos nossos tempos, por isso foi relegada ao esquecimento.
O Projeto Acerta Pedra contou com o apoio do círculo de amigos do seu idealizador, do IPHAN, dos jornais Voz de Diamantina e Gazeta Tijucana, Rádios 98 FM, Rádio Cidade, Rádio 97 FM e TV Vale.
Com o apoio definitivo do Prefeito Paulo Célio de Almeida Hugo, dos secretários de cultura, Walter Cardoso França Júnior, e de obras, Daniel Martins da Silva, foi possível tornar realidade este projeto piloto que vem para servir de vitrine a futuros recalcamentos de trechos de ruas em Diamantina.
Fruto da criatividade dos nossos antepassados, temos sob nossos pés, uma verdadeira obra de arte que continua prestando serviço e sendo usada diariamente sob a forma de pavimento.
Seja bem vindo ao canteiro de obras da Oficina de calceteiros Acerta Pedra.
Esteja à vontade para apreciar esta arte genuinamente diamantinense.



Equipe da Oficina de Calceteiros – Acerta Pedra

Nenhum comentário:

Postar um comentário