sexta-feira, 24 de julho de 2015

O entusiasmo da turma

Não gosto de ficar confessando isso, mas sou péssimo para nomes de pessoas. Já fiz curso para corrigir, mas não adiantou. Para contar a vocês os nomes de todos da turma do nosso projeto, tive que pedir para escrever num papel para eu colocar no blog agora à noite.

Da turma da Prefeitura, liderada por Adilson:
Domingos,
Marquim Fogueteiro,
Manim,
Kinha,
Irmão,
Zé Lindo.
Todos são profissionais treinados em várias especialidades inclusive de calceteiros, mas que nunca haviam feito um trecho de calçamento recunhado, justo porque não se usava mais. Todos eles já tinham ouvido falar, sabiam em parte como se fazia, mas a totalidade da técnica, os segredinhos, as manhas, é só fazendo mesmo para as pessoas pegarem.

O Balbino e o Tarcísio são os calceteiros mestres, com o espírito de liderança inato deles, cada um saiu para um lado com uma parte da turma, até que soltaram as duplas para trabalharem em separado.

Além destes, nos dois dias que o serviço foi mais bravo, tivemos um reforço da turma do Norberto, que foram uns oito, me parece, mas não peguei os nomes. Precisava, porque a gente tinha que fazer o negócio sair logo. Ficar no quebra-quebra muitos dias não ia dar boa impressão. 

Sei que quebramos tudo num dia só. No outro, tiramos a terra e recolocamos a nova. Teve uma hora lá, na segunda feira, o frio estava arrebentando e eu sem querer sair de lá para buscar paletó, um deles veio me gozando: deixa eu te dar uma caneta que você vai esquentar - a "caneta" era uma alavanca - com cinco minutos que eu comecei a quebrar com a tal "caneta", já não tinha mais frio e já começava a suar - santo remédio! Sei que botamos prá quebrar!

Da turma da COPASA, liderados por Aderilson, foram cinco:
Juninho,
Cláudio,
Diego,
Maurício,
Alan.

Estes da COPASA, depois que ficou claro que eu queria que refizéssemos um "X" que fora desmanchado ali no meio da obra, eles se entusiasmaram de um jeito que ninguém podia encostar nos canteiros do "X" - só eles! Isso é que é bonito!

Aos poucos, a turma, que nos primeiros dias ficava meio tensa por causa do serviço chato de arrancar pedras e depois tirar terra. Mas anteontem, ontem e hoje, veio a parte boa, a parte que a gente começa a ver o serviço saindo, a diferença que vai ser quando ficar pronto, o povo vendo e gostando, todo mundo parando e mexendo com um e com outro. 

O tempo passa, o serviço rende a a gente nem vê. Quando assusta,o negócio já está longe, adiantado.

No finalzinho da tarde, combinei com a turma para dar uma faxina lá, tirar todos os restos de pedra e terra, varrer e deixar tudo no ponto da turistada tirar retrato amanhã. A gente sabe que vai ter vesperata, vai ter formatura da Odontologia, a cidade vai ficar empapuçada de gente. 

O projeto acontecer nesta época veio a calhar porque muita gente está de férias e pode ir lá conhecer um pouco sobre as nossas pedras. Por falar em pedras, deixamos uma baita pedra bem na borda, para todos verem como eles são grossas e pesadas.

Deixamos tudo limpo, justamente para todos poderem apreciar e tirar fotos desta bela arte do nosso povo, uma exclusividade desta terrinha.

Um abraço a toda a turma. Na segunda feira brava tamo lá garrado!
Uma foto de como ficou o canteiro de obras ontem e hoje à tarde, depois do serviço

Esta foi de ontem

Hoje, já vemos metade dos canteiros já preenchidos (a parte mais trabalhosa)
Percebam como que de cima à esquerda, para baixo à direita, aparecem cada vez mais pedras brancas (as novas). Isso porque no início, fomos usando as antigas que davam para aproveitar e à medida que is chegando mais pedras novas, usamos mais delas, que são de ótima qualidade, bem duras - as tais pedras mulatinhas (mas só ficam mulatinhas mesmo depois que os carros passam e as sujam de borracha)

Nesta hora, a gente já tinha lavado as pedras todas, justamente para o povo amanhã admirar o serviço e fazer fotos no limpo.
Uma parte da turma aí: Eu fiquei à direita com o Tarcísio. Ele leva melancia para lanchar todo dia, mas fica com vergonha de comer e não oferecer o povo, por isso, fica com ela escondida debaixo da camisa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário