sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Imagina na Vesperata!
Cá estou eu, de volta às pedras... Depois de terminado o trechinho na Rua espírito Santo, a cobrança nas ruas é diária. Todos que me encontram querem saber quando vamos passar para a Rua do Fogo! Assim, venho a público esclarecer que, para começar a intervir nesta rua, tão esperada por todos (para mim, seria a São Francisco, mas, paciência!), primeiro, vai ser preciso que a prefeitura retire as pedras da Rua do Areião, como está combinado faz tempo. Desta maneira, faz-se duas coisas de uma só vez: recupera-se a Rua do Areião que está péssima, asfaltando-a. Com isso, imagina-se que haverá uma grande economia, pois as pedras serão reaproveitadas na Rua do Fogo. Mesmo com esta economia, ainda terá que se mandar preparar as “linhas”, que são o charme do calçamento de Diamantina, o que não fica muito barato. Na Rua do Fogo, as pedras estão em sua maioria, esfareladas, são pedras areientas que se desmancharam bastante, por isso a rua é tão desigual. Se repararmos bem, as pedras estão até bem arrumadinhas, não faltam pedras, os desníveis, os buracos acontecem porque as pedras estão esfareladas. Conclusão: para recalcar esta rua, as pedras terão que ser todas repostas; o aproveitamento será mínimo, em torno de 10%, eu acho. Bom, mas agora é esperar. Logo que a Rua do Areião for descalçada, podem aguardar que logo em seguida, vamos “atacar” a do Fogo, assim, me foi prometido. Vou adicionar uma foto para todos babarem: a Rua da Quitanda, novinha, toda alinhadinha, com todas as linhas no lugar, os canteiros perfeitos – que sonho! Imagina uma Vesperata numa Quitanda assim! Mesas sem balançar, pessoas andando sem tropeçar, pode ser uma utopia, mas depois que o Acerta Pedra aconteceu, sei que não é coisa do outro mundo – dá para se fazer, é só querer!

Ricardo Lopes Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário